O que é um lipoma?

Um lipoma é um tumor benigno composto de tecido adiposo (gordura). Comumente, esses tumores são macios ao toque, móveis e indolores. Eles são bastante comuns, geralmente inofensivos, e tendem a crescer lentamente ao longo do tempo, podendo aparecer em qualquer área do corpo onde exista tecido adiposo. No entanto, são mais frequentes no tronco, pescoço, ombros, braços e coxas.

Características dos lipomas

As características dos lipomas incluem uma forma geralmente arredondada ou ovalada. O tamanho pode variar, desde pequenos nódulos com menos de 1 cm até grandes massas que ultrapassam 10 cm. A textura é macia e elástica, e eles podem ser facilmente deslocados sob a pele com os dedos. Embora em geral não sejam dolorosos, podem causar desconforto se pressionarem nervos ou vasos sanguíneos próximos.

Diagnóstico e tratamento dos lipomas

O diagnóstico costuma ser clínico, baseado em um exame físico detalhado. Em caso de dúvidas, exames como ultrassom, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) podem ser solicitados. Na maioria das situações, o tratamento dos lipomas não é necessário, a menos que cause desconforto, cresça significativamente ou interfira na função de órgãos ou articulações. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica, que é simples e geralmente tem uma boa taxa de sucesso. Em algumas situações, também podem ser consideradas a lipoaspiração ou injeções de esteroides para reduzir o tamanho do lipoma.

×